quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Desenvolvemos um plano de aula na escola Messias Rodrigues de Souza com parlenda, na área de Língua Portuguesa, com a utilização do computador como instrumento de pesquisa e digitação para ampliar o conhecimento dos alunos do 5º ano (25 alunos). O assunto tratava-se da estrutura de uma parlenda e produção da mesma. Para a realização foram necessárias seis aulas.
Durante a realização do plano de aula observamos que os educandos se envolveram bastante na aula, tanto na produção como e principalmente quando fomos para a sala de informática, na digitação e pesquisa.
Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade, conseguiram ainda digitar, utilizar algumas teclas do teclado e pesquisar no google, embora ainda terem dificuldades no que se refere a utilização do teclado e algumas funções.
Chegaram a produzir e descobrir formas diferentes para produção das parlendas. Além de pesquisar em sites não previstos.
As duplas se relacionaram bem, apesar de alguns disputarem o uso da máquina, a maioria colaborou para o bom andamento do trabalho.
As duplas colaboram umas com as outras, dando informações que sabiam para os colegas, ensinando, tirando dúvidas e perguntando umas às outras.
Na maioria dos alunos os objetivos do plano de aula foram atingidos. Ocorreram aprendizagens não previstas com muitos alunos, como ir para o Word, utilizar o backspace, delete, sinais de pontuação, salvar o documento e etc.
Alguns alunos criaram suas parlendas de forma diferente e interessante.
No desenvolvimento da aula permitimos que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos, até porque cada aluno tem um ritmo e ação diferente.
Os equipamentos e os programas funcionaram a contento, só houve um imprevisto com relação à queda de energia.
A turma como um todo, recebeu bem a proposta da atividade. A mesma envolveu e animou todos os alunos, tanto pela atividade em si, como e principalmente pelo uso do laboratório de informática.
Com relação à organização dos grupos fiquei satisfeita com a atividade, foram muito bem organizados, todos tiveram a oportunidade de manusear a máquina, bem como cooperar com o colega.
Nossos alunos tiveram facilidade de aprender, e também ficaram bastante envolvidos com o trabalho desenvolvido.
Esta atividade pode muito bem ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas, dependendo do objetivo proposto pelo professor, como trabalhar mais profundamente a parlenda e a poesia musicada, utilizando computador para pesquisas aprofundadas, bem como produção de verdadeiras obras de arte.
A atividade se tornou ainda mais interessante porque envolveu outra disciplina como a arte.
O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com nossos alunos foi tão boa que pensamos em utilizar sempre mais as tecnologias de informação e comunicação para ampliar os conhecimentos dos nossos alunos, além de melhorar e dar um diferencial para nossas aulas.

Por:
Adriana Correia D’avila
e
Aluízio Ferreira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário