quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

PLANO DE AULA

ESCOLA: Messias Rodrigues de Souza
PROFESSORES: Adriana Correia D’avila e Aluízio Ferreira da Silva.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
OBJETIVOS:
Saber a estrutura e como produzir parlenda;
Manusear o computador, bem como pesquisar na internet;
Proporcionar a cooperação entre os alunos.
CONTEÚDO: Parlenda
Ano 5º.
TEMPO ESTIMADO: Seis aulas.
MATERIAL NECESSÁRIO: Computador com acesso à rede, papel e caneta.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA
Ter uma conversa inicial a fim de saber os conhecimentos prévios dos alunos. Explicar que a proposta é produzir uma parlenda, em cima de uma musiquinha de roda ou outra conhecida por eles.
2ª ETAPA
Formar trios e duplas, tendo o cuidado de estar sempre um(a) aluno(a) na dupla que sabe manusear ou tenha contato com o computador. Dar dicas de como produzir uma parlenda depois convidá-los a pensarem sobre músicas que conhecem e produzir uma parlenda.
3ª ETAPA
Apresentar as produções para os colegas.
4ª ETAPA
Ir para a sala de computação para digitar as parlendas. Auxiliar os alunos de acordo com suas necessidades em relação à utilização da ferramenta.
5ª ETAPA
Voltar à sala de computação para pesquisa das músicas que escolheram para produzir a parlenda. Como eram diversas, dar a sugestão para todos digitarem o nome da música no site de pesquisa http://www.google.com.br/ e pesquisarem a música, ler e comparar com sua criação, vendo o que pode ser melhorado.
6ª ETAPA
Levar as parlendas para a outra turma de 5º ano analisarem e dar sugestões, se necessário, para melhorá-las. Após essa análise cada dupla ou trio fará revisão de suas produções.
7ª ETAPA
Colar as produções no mural da escola.
AVALIAÇÃO
Participação nas atividades propostas, bem como a utilização da ferramenta (computador) e análise do resultado final das produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário